Notícia Completa

II Marcha das Mulheres Negras 2025 - Por Reparação e Bem Viver

II Marcha das Mulheres Negras 2025 - Por Reparação e Bem Viver

Nós somos as manas do Comitê Estadual da Marcha do Paraná, que bom te ver por aqui.

Pronta para Marchar? 

Pega na minha mão, Mana!

Agora se você gostaria de se mobilizar, mas não estará disponível para a viagem, este momento também é seu! 

Como orienta o Comitê Nacional da Marcha, este espaço é de resistência, visibilidade e luta por direitos, reunindo as mais diversas vozes “quilombolas, tradicionais, urbanas e rurais”. Já entendemos que a luta é permanente, então bora se fortalecer e nos potencializar em irmandade, em nosso território. 

Outra informação bem relevante é que não é necessário ser associada da Rede Mulheres Negras do Paraná (RMN-PR) ou de qualquer outra organização/coletivo para se inscrever, a Marcha mobiliza mulheres negras.

A Marcha é uma marca histórica para as mulheres negras e a RMN-PR está como a viabilizadora deste processo no estado, contando com a coordenação geral da Marcha, Alaerte Martins (sócia-fundadora da RMN-PR). E enquanto coordenação da organização, Cleci Martins (Coord. Executiva) e Ana Claudia Justino (Coord. Administrativa Adjunta).  


Pelo o que estamos marchando?

Mover, articular e mobilizar a II Marcha significa trazer para o centro do debate a ideia de poder, participação e representação de mulheres negras. É atuar na chave de eleger ainda mais mulheres negras para os espaços legislativos e executivos. É conectar a luta das mulheres negras brasileiras com a agenda internacional reverberada pela realização do Fórum Permanente Afrodescendentes, dos 30 anos da Conferência de População e Desenvolvimento (Cairo) e da Conferência de Pequim.

Estamos em Marcha por Reparação e Bem Viver
Reparação: Políticas efetivas para reparar injustiças históricas.
Bem Viver: Um modelo civilizatório centrado na dignidade e igualdade para todas. Um Brasil que contempla todas as pessoas.

O objetivo estadual é levar dez ônibus do estado do Paraná a Brasília e lá ser parte de 1 milhão de mulheres negras. 

Estamos articuladas em oito (8) comitês: Cascavel; Curitiba; Cornélio Procópio; Foz do Iguaçu; Litoral; Londrina; Maringá e Ponta Grossa. 

No momento estamos com seis (6) segmentos de pontos focais: Educação; Juventudes/ Movimento Estudantil; LBT’s (lésbicas, bissexuais e Trans); Mulheres de Axé/ Povos de Terreiros; Neab e Quilombolas.

Cada comitê irá atuar para encaminhar este objetivo em conjunto com os pontos focais que atuam como impulsionadoras desta lógica mobilizadora. 

Você é parte fundamental para fluir essa dinâmica, então ecoe conosco às suas mais velhas, irmãs, primas, amigas, colegas e desconhecidas que nós estamos em Marcha!

Será uma trajetória de muitos desafios, de trabalho e entendemos que haverá momentos em que você estará mais ativa e outros não tanto, por isso vamos combinar uma coisa? Dialogue. Mostre as suas necessidades. O diálogo é a nossa mais valiosa ponte. Saber a hora de se cuidar também faz parte da luta.

Agora é hora de já pensar não só na roupa de ir, mas prioritariamente em como vamos nos fortalecer até a chegada de novembro. 

Por hora e organização, é bem importante que você preencha os seus dados corretamente se atentando a possíveis questões como o documento (mudança de nome em razão de casamento/divórcio). Também é importante considerar a solicitação de liberação do trabalho para os dias 24, 25 e 26 de novembro. Não temos horários definidos, mas é bom se programar com essas informações. Planeje o seu descanso pós Marcha, é uma viagem longa.

Mesmo que não esteja engajada a nenhum ponto focal e queira somente ir a Brasília em novembro, acompanhe, esteja presente nas atividades que serão sempre divulgadas nas redes sociais da RMN-PR e site. É importante que você não perca nenhuma informação.

Se você é um parceiro (sindicato, fundos, empresas, aliados, coletivos e demais denominações), fique com as manas o ano todo. E depois também! O caminho da luta antirracista só se faz em comunidade. Junte-se à luta da Marcha compartilhando, doando, sendo presente em nossas atividades. Estamos em movimento, vem com a gente!

Levanta e Marcha!

CLIQUE AQUI e acesse o formulário caso tenha o desejo de participar da mobilização que visa a ida a Brasília no dia 25 de novembro de 2025. 

Comentar esta Postagem