Este documentário é um resgate histórico dos 10 anos de atuação da Rede Mulheres Negras - PR. No dia 05 de fevereiro de 2006, mulheres negras, vindas de diferentes espaços, onde já protagonizavam o debate racial e de gênero, focaram em três perguntas: Quem somos? O que queremos? Para onde vamos? Entenderam que era preciso trabalhar em Rede e de forma articulada para fortalecer as ações individuais.
A Rede de Mulheres Negras do Paraná é uma organização sem fins lucrativos, autônoma e independente fundada para reivindicar e ampliar a implementação de políticas públicas específicas, com foco em gênero e raça.
A organização reúne mulheres negras de todas as regiões do Estado do Paraná. Sua atuação se dá nas áreas da saúde, educação, cultura, promoção e defesa dos direitos humanos, geração de trabalho e renda e a valorização da identidade de gênero e raça/etnia.
A RMN-PR está articulada e promove ações conjuntas com outras organizações do movimento social estadual, regional e nacional.
No dia 05 de fevereiro de 2006, mulheres negras, vindas de diferentes espaços, onde já protagonizavam o debate racial e de gênero, focaram em três perguntas: Quem somos? O que queremos? Para onde vamos? Entenderam que era preciso trabalhar em Rede e de forma articulada para fortalecer as ações individuais. Assim, foi fundada a Rede de Mulheres Negras do Paraná.
Desde 2006, todo mês de fevereiro, a organização realiza a Oficina de Gênero e Raça, um espaço para formação e fortalecimento das mulheres negras em rede.
Promover a ação política de mulheres negras, na luta contra o racismo, sexismo, opressão de classe, homofobia e outras formas de discriminação, contribuindo para a transformação das relações de poder e construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A organização reúne mulheres negras de todas as regiões do Estado, com atuação nas áreas de: educação, cultura, saúde, promoção e defesa dos direitos humanos, geração de trabalho e renda, valorização da identidade de gênero e raça/etnia. A RMN-PR também possibilita atuação conjunta com outras organizações do Movimento Social.
Coordenadora Executiva (Gestão 2024-2027)
Filha da Maria Nilza e do seu Elias, mãe do Malik. Mestre em Educação (2023) e Especialista em Políticas Educacionais (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016) e Matemática pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2007). Pesquisadora de questões relacionadas a educação, políticas educacionais e diversidade étnico-racial. Membro Fundadora do Centro de Referência em Estudos da Cultura Afro Brasileira em Cascavel (Grupo AfroVida). Coordenadora Executiva da Rede de Mulheres Negras do Paraná (Gestão 2024-2027). Professora do Quadro Próprio do Magistério da Prefeitura Municipal de Araucária. Atualmente compõe a equipe do Departamento de Articulação Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Araucária.
Coordenadora Executiva adjunta (Gestão 2024-2027)
Mãe, ativista e Socióloga. Herdeira ancestral do quilombo do Feixo na Lapa. Filha de Esù. Coordenadora executiva adjunta da RMN-PR (Gestão 2024-2027). Representante da RMN-PR no Conselho Estadual de Saúde do Paraná, no Conselho Municipal de Saúde da Lapa e no Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná - COPEDH.
Coordenadora Financeira (Gestão 2024-2027)
Professora de Matemática e Física desde 1992 pela PUC/PR. Especialista em História e Filosofia da Ciência discutindo a Educação no Magistério Superior e Mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável na linha de Políticas Públicas discutindo a Política de Segurança Alimentar e Nutricional pela UFPR. Filiada a Rede Mulheres Negras PR em 2008, representante da RMN no Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial – FPEDEER de 2012 – 2017. Coordenadora Executiva em 2016 – 2019 e Coordenadora Financeira em 2020 – 2024. Conselheira representante na CORESAN pela RMN-PR de 2012 – 2018 e atualmente conselheira representante no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA pela RMN-PR de 2021 – 2025.
Coordenadora Financeira Adjunta (Gestão 2024-2027).
Natural de Recife (PE). Pedagoga. Educadora Social. Educadora sobre a saúde da mulher. Percussionista. Fruto do movimento estudantil. Filiada ao Partido dos Trabalhadores. Atuou no SOS CORPO – Instituto Feminista para a Democracia em Recife (PE). Atuou no Fórum de Mulheres de Pernambuco. Reside há 17 anos em Curitiba. Coordenadora Financeira Adjunta da RMN-PR (Gestão 2024-2027)
Coordenadora Administrativa (Gestão 2024-2027)
Mestranda em Educação pela Universidades Europeia do Atlântico (UNIATLANTICO). Especialista em Educação a Distância pela UFPR. Especialista em Teologia-Missiologia pela Faculdade Unyleya. Graduada em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná. Membro da Comissão da Banca de Validação de
Autodeclaração da UFPR e da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS). Coordenadora Administrativa da Rede Mulheres Negras do Paraná (Gestão 2024-2027). Conselheira Titular no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR), e suplente no Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES/PR). Técnica Administrativa na UFPR. Atualmente é Presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher- CEDM/PR - Biênio 2023-2025
Coordenadora Administrativa Adjunta (Gestão 2024-2027)
Comunicadora social, bacharel em jornalismo. Pós-graduanda em Política e Setor Público. Atuação nas áreas de jornalismo: coordenação de comunicação, assessoria de imprensa, produção cultural, captação, roteiros e demais textos. Roteirista. Documentarista. Coordenadora administrativa adjunta da Rede Mulheres Negras do Paraná (Gestão 2024-2027). Conselheira no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR).