É com pesar que a RMN-PR lamenta a passagem da professora Diva Guimarães 🌿
Notória em sua trajetória pela luta constante ao acesso à educação de qualidade, pertencimento social, valorização da historicidade/cultura afro-brasileira e indígena.
Militante em Curitiba, Diva Guimarães, ficou conhecida nacionalmente em 2017 após sua fala durante a Flip - Festa Literária Internacional de Paraty. Na ocasião, a aposentada, que dedicou 40 anos à profissão de professora de educação física e alfabetizadora, contou a sua trajetória na educação, do seu amadurecimento precoce aos seis anos de idade por conta do racismo e da falta de oportunidade para exercer a sua existência, o seu conhecimento. Ela queria ser ouvida.
A ex-velocista e ex-jogadora de basquete enfatizava que era uma sobrevivente. Tinha uma voz doce. E em suas palavras havia muita coragem. Ela dizia que ter falas públicas reforçava o seu novo momento após se libertar e ter a sua voz ouvida, "eu vou pelos nossos antepassados, eu falo por esse pessoal que está aqui ainda e falo especialmente para a juventude negra, pobre, para os indígenas e falo por quem estão por chegar".
Diva Guimarães, presente!
Hoje e sempre!
Enviamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos. O legado de Diva Guimarães é de sabedoria.
Foto: Colégio Medianeira - Rede Jesuíta de Educação
3912 visualizações
740 visualizações
692 visualizações
687 visualizações
677 visualizações