A RMN-PR apresentou em Umuarama (PR) a oficina do projeto Mulheres Negras Conversando sobre Prevenção Combinada e Religiosidade, nesta ocasião, a organização foi recebida pelo Grupo União Pela Vida, onde a atividade ocorreu, na presença da Presidente e diretora, Bruna Marcelly Coutinho.
A oficina também teve ares de comemoração, pois a realização de uma atividade em Umuarama já era desejo de ambas as instituições do qual se intensificou em outubro de 2022, quando Coutinho participou do Seminário de Saúde da RMN-PR.
A oficina abordou a religiosidade; saúde da mulher; racismo e religião; e prevenção combinada. O projeto, coordenado por Ivanete Xavier - coordenadora administrativa adjunta da RMN-PR - tem como objetivo levar informações corretas e de forma compreensível sobre a prevenção das ISTs/HIV/AIDS para meninas e mulheres negras em situação de vulnerabilidade social, que sofrem com o não acesso de informações adequadas, devido ao conservadorismo dos espaços religiosos que frequentam, ou até mesmo pelas falhas e desigualdades estruturais que limitam a vida das mulheres negras.
Estamos próximas do fim do ciclo deste projeto, mas enumerando experiências únicas com relação ao tema e às mulheres. A RMN-PR finaliza o projeto no município de Lapa (PR). O projeto tem apoio do Fundo Positivo, Instituto Unibanco, Fund for Women, Fundo Elas e Coletivo Igualdade Menstrual.
3381 visualizações
720 visualizações
672 visualizações
661 visualizações
659 visualizações