Notícia Completa

Oficina de prevenção combinada e religiosidade da RMN-PR chega a Rio Negro

Oficina de prevenção combinada e religiosidade da RMN-PR chega a Rio Negro

Aconteceu neste sábado (23) a segunda oficina do projeto Mulheres Negras Conversando sobre Prevenção Combinada e Religiosidade, desta vez no município de Rio Negro (PR). Estiveram presentes dirigentes da secretaria da saúde, secretaria da assistência social, do departamento de mulheres, bem como do prefeito e primeira-dama do município de Rio negro, Prof. James Karson Valério e Raquel Valério. Ao lado da cofundadora da RMN-PR, Maria de Fátima da Rocha, na articulação deste encontro, compareceram a pastora Lenir Miguel dos Santos e do vice-presidente pastor Eliezer Ferreira dos Santos, líderes da Igreja Assembleia de Deus, em Rio Negro.  

Foi muito significativo a atividade ter sido realizada no município de Rio Negro, lugar onde a cofundadora da RMN-PR, Maria de Fátima da Rocha, reside.  A associada foi a responsável, junto da coordenação do projeto, por toda a articulação para que este evento acontecesse, "Só tenho que agradecer primeiramente a Deus, porque ontem choveu bastante e hoje tivemos uma manhã e tarde maravilhosas! Eu não tenho palavras para agradecer, eu tô muito feliz com Deus e pelo privilégio de estar à frente desse trabalho e com uma semente lançada à terra que eu tenho certeza de que só vai ser fortalecida através da união, do respeito e da dignidade", resumiu Maria de Fátima da Rocha. 

A oficina abordou a religiosidade; saúde da mulher; racismo e religião; e prevenção combinada. O projeto tem como objetivo levar informações corretas e de forma compreensível sobre a prevenção das ISTs/HIV/AIDS para meninas e mulheres negras em situação de vulnerabilidade social, que sofrem com o não acesso de informações adequadas, devido ao conservadorismo dos espaços religiosos que frequentam, ou até mesmo pelas falhas e desigualdades estruturais que limitam a vida das mulheres negras.  

A informação salva vidas e a prevenção é o melhor caminho para manter uma boa saúde, "Eu acho muito importante este evento ser feito entre mais mulheres e também aos homens. Nós precisamos ter a nossa saúde em dia, porque Deus já deixou a ciência justamente para isso, para não descuidarmos da saúde. Nós precisamos exercer a fé sim, mas também cuidar da nossa saúde, porque afinal de contas é carne, é preciso cuidar", refletiu uma das presentes, Léa de Jesus Pacheco.  

Ivanete Xavier, coordenadora administrativa adjunta da RMN-PR, é a responsável pela coordenação do projeto e elogiou a atividade exaltando o trabalho das associadas para que tudo fosse realizado da maneira correta e com muito acolhimento, "não seria possível realizar o evento sem essa equipe maravilhosa". O projeto vai passar por mais dois municípios até o final deste ano.  

O projeto tem apoio do Fundo Positivo, Instituto Unibanco, Fund for Women, Fundo Elas e Coletivo Igualdade Menstrual. 

 
Todos os registros no Facebook da RMN-PR. 
 

Comentar esta Postagem