Durante a Reunião Ordinária do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED-PR), desta sexta-feira (1), foi realizada a eleição de indicação para a Lista Tríplice de Ouvidor(a/e) Externo(a/e) da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) para o biênio 2023-2025.
Participaram deste pleito onze candidaturas inscritas, onde dez proponentes compareceram na quarta-feira (30) para apresentar seu currículo, propostas e ser submetido a sabatina pelos conselheiros e conselheiras do COPED- PR.
A comissão eleitoral foi presidida pela Rede Mulheres Negras do Paraná (Juliana Mittelbach – coordenadora executiva adjunta da RMN-PR), e nela estavam o conselheiro da Terra de Direitos (Daisy Ribeiro), a Secretaria da Justiça e Cidadania - SEJU (Jane Vasques) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família - SEDEF (Aloisio Nascimento).
O cargo Ouvidor(a/e) Externo(a/e) é um canal de comunicação entre a instituição e a população, são eles que recebem, por exemplo, demandas de movimentos sociais, ajudando a DPE-PR a melhorar a escuta e recursos para os cidadãos.
Foram eleitos:
1) Karollyne Nascimento
2) Marcel Jeronymo Lima Oliveira
3) Edna dos Santos Sousa (Miss Preta)
Como é de conhecimento público, o final do mandato da ouvidoria externa coincidiu com o processo eleitoral da nova gestão do COPED-PR, razão pela qual este pleito da ouvidoria tenha sido prorrogado e encerrado hoje. A presidente da comissão, Juliana Mittelbach, agradeceu a comissão eleitoral, "pelo trabalho, pela dedicação, pela paciência, pela observância do que traz as legislações e portarias, e por estarem se dedicando para compartilhar os seus saberes, para fazer com que o processo acontecesse da maneira mais tranquila, dentro do que a gente tinha de urgência de tempo", aos candidatos, a presidente agradeceu a participação e ressaltou "a importante contribuição da luta de quem já é defensor dos direitos humanos e que agora se coloca à disposição para estar em um cargo tão importante para nós da sociedade civil que é a Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Paraná".
Edna dos Santos Sousa, conhecida como Miss Preta agradeceu a votação, "É gratidão mesmo. Eu não tenho palavras, estou muito surpresa com o resultado. Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida esse ano. Eu vou com muita força, com muita humildade e com muita vontade de construir", Marcel Jeronymo Lima Oliveira agradeceu a oportunidade de participar do processo, "estar com as colegas formando a lista tríplice, sem sombra de dúvidas, mais uma vez, valorizando esse conselho, esse resultado, valorizando a importância dessa ouvidoria da lista tríplice ter essa representatividade".
Já a reeleita Karollyne Nascimento agradeceu a confiança, "continuo à disposição, quero parabenizar a todos os candidatos que participaram deste pleito. É muito importante estar sempre se colocando como visibilidade para esses espaços e reforçando o Conselho Permanente de Direitos Humanos, já estive aqui neste espaço, ele é um espaço de suma importância para todos nós, tanto quem pleiteou e não pleiteou, estar ocupando, estar entendendo, principalmente porque é a responsabilidade deste conselho que tem uma importância muito relevante dentro do cenário estadual".
Clique aqui para acessar a Eleição da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Paraná
2139 visualizações
623 visualizações
600 visualizações
597 visualizações
582 visualizações