Foi relançado o livro Relatos no Palco da vida, uma produção da RMN-PR, idealizada pela sócia-fundadora, Angela Martins. A obra visibiliza as vivências de lésbicas, bissexuais e mulheres trans negras no contexto da pandemia da covid-19.
O livro traz entrevistas realizadas com LBTs negras brasileiras, resgatando suas trajetórias de vida, o envolvimento com o movimento de mulheres negras e com o movimento LGBTQIA+, além de suas vivências pessoais. A obra foi produzida através do Projeto LBTs NEGRAS - Corporalidades Negras: Afirmando Existências, Coexistindo no Palco da Vida, com apoio do Global Fund for Women.
Com mediação de Ivanete Xavier, coordenadora administrativa adjunta da RMN-PR, a mesa recebeu as convidadas Heliana Hemetério, Angela Martins e Michely Ribeiro, integrantes da equipe do projeto e uma das entrevistadas do livro, Bruna Ravena. A pauta desta mesa foi a visibilidade LBT negra e como certos modismos não dão o devido protagonismo ao movimento em consequência de as pessoas mais afetadas não estarem à frente das discussões/projetos, sendo usadas somente como objeto de estudo.
Segundo Heliana Hemetério, "em qualquer edital diz: mulheres trans e mulheres cis. E aí além de nós sermos a cota racial, agora nós somos a cota LBT de projetos. Então eu quero falar para as minhas companheiras: não se coloquem no papel de cota. Eu não sou cota de hétero nenhuma. Não se coloque nesse lugar, porque é o financiador que está obrigando que se coloque trazer isso".
Bruna Ravena agradeceu a oportunidade de estar presente no evento e comemorou que foi por meio das orientações das companheiras presentes que conseguiu escrever o próprio projeto e tê-lo aprovado em um edital. Heliana ainda reiterou "ou a gente muda a maneira de estar no mundo ou então, nós vamos estar daqui a 10, 20, 30, 100 anos falando a mesma coisa".
As entrevistas da obra Relatos no Palco da Vida foram realizadas no decorrer do ano de 2021 e estão transcritas no formato de perguntas e respostas para garantir a autenticidade das falas de cada protagonista.
O acesso ao livro é gratuito e está disponível no site da RMN-PR na aba "Publicações".
Para ver mais fotos, clique aqui
2934 visualizações
683 visualizações
651 visualizações
640 visualizações
632 visualizações