Notícia Completa

Julho das Pretas 2022 da RMN-PR: As atividades começaram em Foz do Iguaçu

Julho das Pretas 2022 da RMN-PR: As atividades começaram em Foz do Iguaçu


A RMN-PR começou a sua programação do Julho das Pretas neste final de semana, dia 2 de julho, apresentando a oficina de Prevenção Combinada e Direitos Sexuais e Reprodutivos, no Ilê Asé Oju Ògún Fúnmilayó, em Foz do Iguaçu. A ação teve parceria com o Coletivo de Igualdade Menstrual. 
A RMN-PR teve a oportunidade de reunir os integrantes do terreiro Ilê Asé Oju Ògún Fúnmilayó para uma roda de conversa com orientações gerais sobre a temática da saúde e direitos e acabou sendo muito produtiva pelo público atingido. De jovens a idosos, todos participaram da atividade tirando dúvidas e conhecendo um pouco mais sobre a temática.
Com o auxílio da mandala da prevenção combinada, foi abordado e orientado ações de direitos sexual e direito reprodutivo, assim como na prevenção das IST/AIDS e hepatites virais. Segundo a coordenadora executiva da RMN-PR, Thais Souza, “muitas das vezes as pessoas sabem o que é o HIV ou sabem o que é um preservativo, mas não tem essa dimensão dessas tantas formas possíveis de se prevenir”. 
Foi essa a questão que mais chamou a atenção da população do Ilê, as descobertas de métodos contraceptivos e preventivos como a levantada pela filiada, Crica Galdino, “com relação ao HIV, eu não sabia que existia kits e formas de se prevenir”, a interação na oficina e explicações com demonstrações ajudaram a desvincular certos achismos e a quebrar muitos tabus. 
Prevenir é um ato de autocuidado que resulta em boa saúde. Ensinar desde cedo a importância da prevenção é pensar em adultos mais conscientes para a próxima geração, foi o que a Samara Marques dos Santos aprendeu durante a atividade, “a oficina foi ótima, foi muito explicativa! Por mais que essas perversões não sejam boas de se falar, a gente precisa ficar sabendo do mesmo jeito”, disse a adolescente.  
O bate-papo entre adolescentes e adultos, pais e filhos do terreiro rendeu uma boa oportunidade de escuta, pois nem sempre a família consegue abordar com tantos detalhes o tema da sexualidade. Sendo assim, o pedido foi para que mais vezes sejam ofertadas oficinas com esta temática, “tomara que não seja a única vez que ela (Thais Souza) venha para Foz do Iguaçu. Que ela venha nas escolas, nos CRAS, nos CREAS… que a Thais se multiplique bastante para ela rodar essa cidade toda”. 
Ao final da atividade a RMN-PR em parceria com o Coletivo Igualdade Menstrual distribui kits de higiene que continham absorventes, preservativos femino e masculino junto de um informativo referente ao dia 25 de julho, data que se comemora o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, ao todo foram confeccionados 40 kits que ficaram no Ilê para entregas futuras a quem precisar de auxílio.
 

Comentar esta Postagem