Notícia Completa

Pretas Acadêmicas lutando pela democracia

Pretas Acadêmicas lutando pela democracia

Aconteceu hoje (30) a mesa de abertura do III Seminário “Pretas Acadêmicas: Pesquisadoras Pretas na Academia”, a atividade faz parte da agenda do Julho das Pretas e em parceria com a RMN-PR, negras mulheres mostraram a sua história e potência para iniciar mais um ciclo formativo dentro da universidade.  

Na mesa de abertura estavam Carol Dartora (Deputada Federal/PT e doutoranda do PPGTE/UTFPR); Isabela Cruz (Mestranda em Sustentabilidade Junto a povos e Territórios Tradicionais – MESPT/ UnB); Marlina Oliveira Schiessl (Doutoranda em Educação pela UFPR; primeira vereadora negra de Brusque/SC); Megg Rayara Gomes de Oliveira (Docente do Setor de Educação/UFPR); com mediação – Judit Gomes da Silva (doutora em antropologia/UFPR). 

O anfiteatro da Reitoria foi palco de relatos potentes sobre pertencimento, presença, estudo e como as problemáticas, demandas e epistemologias mudam a história do espaço acadêmico com a presença de pessoas negras.  

Judit Gomes da Silva que faz parte da comissão organizadora do evento comentou sobre a abertura, "Agradecemos a RMN-PR, ela foi um apoio fundamental para o sucesso da abertura do III Seminário Pretas Acadêmicas. O anfiteatro lotou, foi incrível, eu estou bem emocionada, com as falas que nós tivemos aqui, falas de pretas pela democracia, de pretas no parlamento, na assessoria e pretas em organizações que auxiliam na luta contra o racismo".  

Durante o dia todo deste sábado o seminário vai receber a feira afroempreendedorismo, organizada pelo Instituto Afro e Feira da Zumbi. "Acho que a gente está com um evento incrível com a participação da feira de afroempreendedorismo que eu acho muito bacana a gente constituir este aquilombamento e estar juntas com as mulheres que estão gerando economia", comemorou Judit Gomes da Silva. 

É possível participar como ouvinte dos GTs e mesas, preencha durante o evento a lista de presença para garantir o certificado.  

 
Sobre o Seminário Pretas Acadêmicas 
O objetivo do seminário é promover o encontro de estudantes e pesquisadoras pretas em diversos níveis de formação e, assim, fomentar a produção intelectual, acadêmica/ativista de mulheres negras. Busca-se contrapor a invisibilidade negra que ainda persiste, e também conhecer e prestigiar o trabalho acadêmico de mulheres pretas do Paraná e de outros estados. 

Visamos conhecer, prestigiar e incentivar a produção acadêmica e o aprimoramento do currículo de estudantes e pesquisadoras pretas da área de humanas, sociais aplicadas, exatas, biológicas, saúde, agrárias e tecnológicas. Trabalhos em fase inicial, em andamento ou com resultados concluídos são bem-vindos, desde que sejam de autoria de mulheres negras que pesquisem relações étnico-raciais, entre outros temas que se adequem aos Grupos de Trabalho (GT’s) programados. 

Comentar esta Postagem