Notícia Completa

Vem aí o Pretas Acadêmicas

Vem aí o Pretas Acadêmicas

Começaram as inscrições para o III Seminário “Pretas Acadêmicas: Pesquisadoras Pretas na Academia”. O objetivo do seminário é promover o encontro de estudantes e pesquisadoras pretas em diversos níveis de formação e, assim, fomentar a produção intelectual, acadêmica/ativista de mulheres negras. Busca-se contrapor a invisibilidade negra que ainda persiste, e também conhecer e prestigiar o trabalho acadêmico de mulheres pretas do Paraná e de outros estados. 

Visamos conhecer, prestigiar e incentivar a produção acadêmica e o aprimoramento do currículo de estudantes e pesquisadoras pretas da área de humanas, sociais aplicadas, exatas, biológicas, saúde, agrárias e tecnológicas. Trabalhos em fase inicial, em andamento ou com resultados concluídos são bem-vindos, desde que sejam de autoria de mulheres negras que pesquisem relações étnico-raciais e temas afins. 

Tendo em vista que a política de cotas raciais foi implementada na UFPR em 2005, ou seja, é anterior à regulamentação da política de cotas em nível nacional (Lei 12.711/12), é perceptível o aumento de estudantes negras/os na academia. E como consequência, aumentaram as produções acadêmicas, sobretudo que discutem a questão racial, o combate ao racismo, as políticas de ações afirmativas, a implementação da Lei 10.639/03, territórios e educação quilombola, crítica às narrativas históricas que invisibilizaram o protagonismo negro ao longo da história, discussões sobre a Educação das Relações Étnico Raciais (ERER), dentre outros temas. A adesão de alguns programas de Pós-graduação da UFPR ao sistema de cotas, também contribuiu para aumentar o número e o potencial de pesquisadoras negras em uma multiplicidade de temáticas, fortalecendo a formação de intelectuais e pesquisadoras negras. 

O Seminário será realizado nos dias 30 de junho e 01 de julho de 2023, na Reitoria da UFPR e conta com as seguintes parcerias: Superintendência de Inclusão, Políticas afirmativas e Diversidade (SIPAD/UFPR); Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFPR); Núcleo de Políticas de Comunicação, Acessibilidade Digital e Pedagógica (NuCA/SIPAD), Projeto de Extensão Comunicar Direitos (UFPR); Grupo de Pesquisa ErêYá/ UFPR; Rede de Mulheres Negras; Organização Julho das Pretas; Mandato Carol Dartora, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós-Graduação Tecnologia e Sociedade ( PPGTE/UTFPR) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato). 

Neste primeiro momento as inscrições estão abertas para a seleção de resumos que irão se apresentar durante o seminário, então se você é acadêmica faça a sua inscrição clicando aqui até o dia 20 de maio, no dia 13 de junho acontece a divulgação dos resumos aprovados. 

Para saber mais acesse o site da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) ou encaminhe e-mail para: pretasacademicaspr@gmail.com caso tenha ficado com alguma dúvida. 

Fonte: http://www.sipad.ufpr.br/portal/pretas-academicas/ 

Comentar esta Postagem