Notícia Completa

RMN-PR recebe novas associadas

RMN-PR recebe novas associadas

No último sábado a RMN-PR recebeu as novas associadas da organização para um café da manhã informativo com roda de conversa, apresentação do histórico, representação da entidade no controle social e planejamento anual. 

Presentes tiveram mulheres de várias partes do estado e à coordenação chamou a atenção o número de jovens. Muitas destacaram que chegaram até a RMN-PR pelas redes sociais, pois estavam à procura de um lugar para serem acolhidas.  

A jovem Miriã dos Santos, de 24 anos, destacou que "o reconhecer-se como mulher negra nunca acaba. Um processo muito pessoal e muito dolorido. Um processo de muita solidão". Compartilhar experiências, como é feito durante as atividades da RMN-PR, é sempre muito bom e alivia a carga emocional do dia a dia.  

O impacto durante esses encontros é sempre muito positivo, "as trocas que a gente teve na hora em que cada uma se apresentou e ver que a gente tem uma vivência muito parecida por conta da cor, sabe? Eu fiquei bem feliz de saber que atua em vários espaços, que eu não conhecia efetivamente o trabalho da Rede. Me identifiquei com alguns pontos de trabalhos que eu já estou querendo ver em qual eu me encaixo ali, saber da participação em conselho que é uma coisa que eu também não sabia que a Rede fazia e me interessei a fazer também", relatou a nova associada, Andrieli de Paula.  

Neste encontro a coordenadora executiva da RMN-PR, Thais Souza, pontuou algumas questões sobre o processo de associação agora ter um período mais longo, de dez meses, para que a associada tenha acesso à organização, entenda o processo, entenda como funciona os GTs e conselhos para avaliar se este modelo de trabalho está de acordo com o que ela (a associada) idealizava no início de seu processo de entrada na RMN-PR para aí sim ser efetivada sua associação. Para a organização, o intuito em estender o processo de associação é a garantia da assiduidade e saúde mental das mulheres. 

De lembrança, as mulheres levaram para casa um kit com absorvente, preservativos masculinos e femininos, caderneta e informativo da RMN-PR.  

Comentar esta Postagem