Notícia Completa

21 de março Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

21 de março Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

No dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, discriminação que mobiliza o a luta do movimento negro brasileiro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas, em memória à tragédia ocorrido de 1960 na África do Sul,  na qual o Exército atirou em 20 mli manifestantes negros, que protesavam em manifestação pacífica contra lei que os impedia de circular em determinados lugares da cidade. Desse ato, 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas. 
Acontecimentos como esse, mostram o quanto o racismo pode acabar com a vida das pessoas. Nosso país, com 130 anos de vivência sem escravidão, ainda precisa evoluir quando o assunto é o fim do racismo. Sabemos que as condições socioeconômicas da população negra se dão pela transversalidade que o racismo atravessa nossas vidas e por isso dias como o de hoje, se tornam importantes. 
Um único dia não pode resumir nossa luta, diante de tantas disparidades, mas pode sim, com certeza, dar visibilidade e ser um convite a todas as pessoas do mundo a  compor essa luta diária.
Lutar pela eliminação do racismo é defender os direitos humanos, defender os direitos civis e defender a vida. 
Enquanto mulheres negras, acreditamos na possibilidade de lutas conjuntas, entre organizações, pautas e pessoas diversas. Acreditamos na possibilidade do avanço de todes com o fim do racismo. Quantas mulheres negras extraordinárias têm suas habilidades limitadas pela cor de sua pele. Quantas oportunidades são perdidas por crianças negras não poderem acessá-las. 
Pensar e avanço de uma sociedade não é possível, sem que seja de forma coletiva. Quando qualquer pessoa tem uma habilidade que não é percebida ou ainda, não há investimento, ou são limitadas suas possibilidades, todos perdem. Perdemos enquanto sociedade, pois perdemos a possibilidade de encontrar um cientista que acharia a cura do HIV, por exemplo. 
Por isso, junte-se à luta pela eliminação da discriminação racial, o fim do racismo significa um mundo melhor para todes. 

Crédito das fotos: Peter Magubane, Ian Berry, GRNaidoo e W. Calder BAHA.
 

Comentar esta Postagem