Evento reúne lideranças, educadores e artistas
Nesta quinta-feira (18) foi o primeiro dia de formação Ubuntu: Tecendo Saberes para uma Educação Antirracista. Na programação destaque para a mobilização da Marcha das Mulheres Negras, a luta dos movimentos negros na conquista de políticas públicas e atenção em como implementar e ampliar as estratégias na educação antirracista.
Com especial apresentação de Will Amaral, a manhã teve apresentação cultural da escritora Jô Macário, onde reforçou a importância da leitura da escrevivência negra lendo poesias presentes no livro “Pretas com poesia 2.
A mesa sobre justiça social e direitos humanos trouxe Edna Aparecida Coqueiro, que destacou a importância de refletir sobre a colonialidade, indicando que mulheres negras compartilhem suas pesquisas e experiências, visto o contexto da sociedade atual que vivemos baseada na escrita e no registro. Sua fala trouxe provocações centradas na pergunta: “Será que eu sou decolonial?”.
Na parte da tarde a programação seguiu com as oficinas temáticas, realizadas de forma simultânea: ERER e a arte na infância, com Jucimara Benguert A importância do brincar para promoção da cultura da paz, com Danuse Porciúncula; Dançar é Pertencer, com Laremi Paixão; e Ritos de beleza crespa afrocentrados: identidade e pertencimento, com Neli Rocha. Cada oficina trouxe práticas e reflexões que dialogaram com a valorização da cultura afro-brasileira, a promoção da paz e o fortalecimento das identidades negras desde a infância.
O primeiro dia da formação Ubuntu foi marcado por trocas de saberes, vivências e experiências que reforçam o compromisso coletivo com uma educação antirracista. A diversidade das falas, atividades e oficinas mostrou a potência do encontro como espaço de aprendizado, reconhecimento e construção do debate por Reparação e Bem Viver.
Temas destacados pela coordenadora executiva da RMN-PR, Cleci Odara “pelos próximos dez anos escutaremos muito sobre Reparação e Bem Viver e quem ta trazendo isso e está a frente somos nós mulheres negras, e eu tenho muito orgulho disso" afirmando que a educação faz parte dos nossos processos.
6287 visualizações
1611 visualizações
1167 visualizações
1048 visualizações
1013 visualizações