Notícia Completa

Rumo à Marcha!

Rumo à Marcha!

Paranaenses realizam ciclo de oito encontros regionais e se preparam para mais uma ação estadual em setembro 

Em diferentes cidades do estado, mulheres negras têm se reunido em encontros rumo à Marcha, que irá ocorrer no dia 25 de novembro, em Brasília. Esses espaços de diálogo e articulação fortalecem a organização coletiva diante da mobilização, empoderam o legado das mulheres negras sobre a Marcha de 2015, analisam a conjuntura e avaliam as estratégias para que mulheres negras paranaenses participem deste ato democrático por Reparação e Bem Viver

Ao todo, foram realizados oito encontros regionais da Marcha. No mês de junho Curitiba (07/06); Foz do Iguaçu (14/06); Litoral (28/06) e Maringá (29/06). Em julho, os encontros passaram por Londrina (05/07) e Campos Gerais (12/07). Já em agosto, os encontros ocorreram em Cornélio Procópio (09/08) e Cascavel (18/08), reunindo 427 mulheres. Cada atividade se tornou um espaço de escuta, troca de experiências e fortalecimento da mobilização, permitindo que demandas específicas de cada região fossem compartilhadas e alinhadas às pautas nacionais.

Dos encontros regionais no Paraná ecoam vozes que reafirmam a urgência do enfrentamento ao racismo e ao machismo; da valorização da cultura e ancestralidade; e da criação de estratégias para viabilizar a presença na Marcha em Brasília. A escuta, o acolhimento e o fortalecimento coletivo aparecem como práticas centrais, revelando que há uma unidade em torno do cuidado, da memória e da luta por dignidade e justiça.

A rota rumo a Brasília passará por oito regionais paranaenses, beneficiando inclusive, as marchantes quilombolas conforme a localidade. 

Até o momento, o Comitê Estadual afirma que o Paraná tem garantido cinco (5) ônibus. Os aliados Itaipu Binacional, PROAFE, SIPAD, Sindicato dos Bancários e os mandatos da Deputada Estadual Carol Dartora e da vereadora Giorgia Prates viabilizarão a ida de mais de 200 mulheres negras paranaenses no dia 25 de novembro, em Brasília. Os demais transportes estão em negociação e tudo se encaminha para a consecução do objetivo dos oito (8) ônibus, além da expectativa de que chegue a 10. 

As passagens aéreas já estão sendo compradas e destinadas às marchantes com mais de 60 anos. 

Ainda há muito trabalho e nos dias 12 e 13 de setembro, Curitiba receberá o Encontro Estadual da Marcha, com atividades na sexta-feira, das 13h às 18h, e no sábado, das 8h às 18h, na APP Sindicato. 

Com realização da RMN-PR, a programação contará com as presenças de Janira Sodré Miranda, historiadora e pesquisadora de relações étnicorraciais, e de Gabriela Ashanti, ativista do Odara Instituto da Mulher Negra, doutoranda em Literatura e Cultura pela UFBA. As convidadas estarão em mesas abordando o tema da Marcha Reparação e Bem Viver respectivamente.

Para participar de mais uma ação da Marcha estadual, faça a inscrição clicando aqui. No formulário há mais informações.

É muito importante que você marchante faça o preenchimento de cadastro para participar da Marcha, assim os comitês conseguem organizar a contento os encaminhamentos da mobilização. Acesse aqui e sinalize que estaremos juntas no dia 25 de novembro.

Não é necessário ser associada à Rede Mulheres Negras do Paraná (RMN-PR) ou a qualquer outro coletivo para se inscrever. A marcha é um movimento coletivo das mulheres negras, aberto a todas que queiram participar da luta por reparação e bem viver!

 

Comentar esta Postagem