Notícia Completa

Dia Mundial de Combate à AIDS, a prevenção deve ser constante

Dia Mundial de Combate à AIDS, a prevenção deve ser constante

Hoje é o Dia Mundial de Combate à AIDS e até 2020, os dados registraram um número de 38 milhões de pessoas vivendo com HIV no mundo, e desses, quase 10 milhões eram crianças e adolescente com até 19 anos de idade. É importante que todas as pessoas que estão e vão iniciar sua vida sexual se atentem às formas de prevenção da qual são oferecidas pelo SUS. 

Para orientar existe a Mandala da Prevenção Combinada que segundo o Ministério da Saúde, "é uma estratégia de diferentes abordagens de prevenção tanto médica, como comportamental e estrutural aplicadas em múltiplos níveis - individuais, nas parcerias/relacionamentos, comunitário e social - para responder a necessidades específicas populacionais e de determinadas formas de transmissão do HIV".  

Considera-se que a testagem regular é uma estratégia de prevenção, porque entende-se que a pessoa sabendo da sua sorologia, vai se tratar, vai se prevenir mais. Com isso, o HIV reduz a carga de vírus e diminui a transmissão para outras pessoas, mesmo que a camisinha falhe ou quando não é utilizada.  

Após 35 anos de luta contra o HIV houve muito avanço no combate e na prevenção da transmissão do vírus. Um desses avanços é a PREP, Profilaxia Pré-Exposição. Ela é considerada uma das principais novas ferramentas da prevenção da transmissão do vírus HIV, por isso é fundamental conhecê-la e saber em quais casos ela deve ser utilizada. 

A PREP consiste na pessoa tomar preventivamente um medicamento para evitar a aquisição do HIV, ou seja, prevenir ou controlar a disseminação de uma infecção ou doença. Caso ocorra uma exposição, é prescrito o medicamento anti-HIV de forma programada. O tratamento não permite que o vírus se instale no organismo. Desde dezembro de 2017 o SUS disponibiliza gratuitamente essa medida, tornando o Brasil pioneiro na América Latina na adoção da PREP como política de saúde.  

Já a PEP significa profilaxia pós exposição, todas as pessoas que tiveram uma exposição ao vírus podem ir ao posto de saúde e pedir a utilização da PEP, mas é muito importante que se lembre que ela só pode ser realizada até no máximo 72 horas após a exposição, então não pode deixar passar uma semana, passar 5 dias, passar um mês. 

A PEP é oferecida gratuitamente pelo SUS e deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: 

-Violência sexual 

-Relação sexual se proteção 

-Acidente de trabalho 

O que é eficaz? Se prevenir. Os exames necessários para a investigação diagnóstica são: teste rápido para confirmação do HIV, hepatites B e C e sífilis. Várias dessas doenças são silenciosas e as vezes levam anos para se manifestar. Para além dos testes rápidos, proteja-se usando métodos contraceptivos (camisinha feminina e masculina) e claro, converse com o seu parceiro (a), é sobre saúde para ambos. 

Comentar esta Postagem