Quem Somos

Documentário Trilhando há décadas | 10 anos Rede Mulheres Negras - PR

Este documentário é um resgate histórico dos 10 anos de atuação da Rede Mulheres Negras - PR. No dia 05 de fevereiro de 2006, mulheres negras, vindas de diferentes espaços, onde já protagonizavam o debate racial e de gênero, focaram em três perguntas: Quem somos? O que queremos? Para onde vamos? Entenderam que era preciso trabalhar em Rede e de forma articulada para fortalecer as ações individuais.

A Rede de Mulheres Negras do Paraná é uma organização sem fins lucrativos, autônoma e independente fundada para reivindicar e ampliar a implementação de políticas públicas específicas, com foco em gênero e raça. 


A organização reúne mulheres negras de todas as regiões do Estado do Paraná. Sua atuação se dá nas áreas da saúde, educação, cultura, promoção e defesa dos direitos humanos, geração de trabalho e renda e a valorização da identidade de gênero e raça/etnia. 


A RMN-PR está articulada e promove ações conjuntas com outras organizações do movimento social estadual, regional e nacional.

No dia 05 de fevereiro de 2006, mulheres negras, vindas de diferentes espaços, onde já protagonizavam o debate racial e de gênero, focaram em três perguntas: Quem somos? O que queremos? Para onde vamos? Entenderam que era preciso trabalhar em Rede e de forma articulada para fortalecer as ações individuais. Assim, foi fundada a Rede de Mulheres Negras do Paraná. 


Desde 2006, todo mês de fevereiro, a organização realiza a Oficina de Gênero e Raça, um espaço para formação e fortalecimento das mulheres negras em rede.
 

Missão

Promover a ação política de mulheres negras, na luta contra o racismo, sexismo, opressão de classe, homofobia e outras formas de discriminação, contribuindo para a transformação das relações de poder e construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ações

A organização reúne mulheres negras de todas as regiões do Estado, com atuação nas áreas de: educação, cultura, saúde, promoção e defesa dos direitos humanos, geração de trabalho e renda, valorização da identidade de gênero e raça/etnia. A RMN-PR também possibilita atuação conjunta com outras organizações do Movimento Social.

Equipe