Notícia Completa

Última oficina do projeto Mulheres Negras Conversando sobre Prevenção Combinada e Religiosidade

Última oficina do projeto Mulheres Negras Conversando sobre Prevenção Combinada e Religiosidade

A RMN-PR realizou nesta quarta-feira (15), no município da Lapa (PR), a última oficina do projeto Mulheres Negras Conversando sobre Prevenção Combinada e Religiosidade. Ao todo foram quatro (4) oficinas, onde reunimos mais de 100 meninas e mulheres negras cristãs, lideranças religiosas, lideranças negras evangélicas, pessoas de toda a comunidade que podiam ou não estar vivendo com ISTs/HIV/AIDS, pessoas que atuam no controle social de políticas sociais locais, representantes da comunidade e interessados no enfrentamento a epidemia das  ISTs/HIV/AIDS, promoção de saúde e saúde da população negra; e gestores (as) de saúde, organismos de políticas para mulheres e de igualdade racial. 

O projeto alcançou o seu objetivo em disseminar informações corretas e de forma compreensível sobre a prevenção das ISTs/HIV/AIDS para meninas e mulheres negras em situação de vulnerabilidade social, que sofrem com o não acesso de informações adequadas, devido ao conservadorismo dos espaços religiosos que frequentam, ou até mesmo pelas falhas e desigualdades estruturais que limitam a vida das mulheres negras. 

Foi trabalhado as palestras: "Meu Corpo é Templo: Vamos cuidar! I Co. 6.19", em torno da coordenadora do projeto e coordenadora administrativa adjunta da RMN-PR, Ivanete Xavier; "Racismo e Religião", ministrada pela coordenadora financeira da RMN-PR, Cleci Martins e "Justiça Reprodutiva e a Prevenção Combinada", ministrada por Alaerte Martins e Roseli Duarte. O projeto também se preocupou em fornecer um espaço às mulheres onde pudessem estar acompanhadas de seus filhos, com atividades lúdicas de artes e brincadeiras com recreadores disponíveis para receber jovens dos 0 meses a 18 anos.  

Em todos os encontros foi possível deixar o folder do projeto com indicações de locais de atendimento e estudo sobre a mandala da prevenção combinada, acompanhada de absorvente, calcinha e preservativos - feminino e masculino. 

O projeto teve apoio do Fundo Positivo, Instituto Unibanco, Fund for Women, Fundo Elas e Coletivo Igualdade Menstrual. 

Comentar esta Postagem