Notícia Completa

RMN-PR participa da 13ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia

RMN-PR participa da 13ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia

 
Aconteceu entre os dias 15 e 17 de maio a 13ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná que teve como tema: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia. A RMN-PR participou ativamente da conferência mantendo a sua vaga no Conselho Estadual de Saúde dobrando a sua presença com duas titulares e duas suplentes. Com relação à Conferência Nacional de Saúde a RMN-PR atuará com duas titulares.  

Foram três dias de conferência no Expotrade Convention Center, em Pinhais, e de lá saíram propostas a partir de quatro eixos considerando o âmbito federal. Há propostas como ampliação de especialidades em quantidade e diversidade; acesso a exames e profissionais de fisioterapia, ortopedia e saúde mental; aproximar o diálogo com a comunidade e na melhoria do ambiente e serviço digno dos profissionais da saúde.  

Segundo Cibelle Santos de Oliveira, titular no Conselho de Saúde, representando a RMN-PR, "as discussões foram válidas, assim como poder conhecer através dos delegados e das delegadas a realidade de cada município e poder compreender que a saúde pública tem um público plural". 

De imediato, a perspectiva "quanto a saúde da população negra, teremos uma representatividade na conferência nacional de saúde. Podendo levar a nossa pauta para o plano que regerá a saúde nos próximos quatro anos", afirmou Oliveira.  

A RMNPR passa a ocupar duas cadeiras no Conselho Estadual de Saúde, a organização tem direito a quatro vagas, sendo duas de titulares e duas de suplentes, sem contar que "agora podemos levar mais quatro mulheres para as comissões temáticas. Na Conferência Nacional a RMNPR enviará duas delegadas titulares", finalizou Oliveira. 

Clique aqui para ler todas as propostas da conferência. 

Comentar esta Postagem