Notícia Completa

Encontro Estadual de Autocuidado de Ativistas Negras RMN-PR

Encontro Estadual de Autocuidado de Ativistas Negras RMN-PR

Neste sábado (29) a RMN-PR recebeu o Coletivo Feminista de Autocuidado e Cuidado Entre Defensoras de Direitos Humanos e Articulação de Mulheres Negras (AMNB) para uma oficina chamada, Encontro Estadual de Autocuidado de Ativistas Negras. A atividade serviu para abrir o diálogo sobre o tema do autocuidado e cuidado como caminho mais seguro e estratégico para a saúde física e mental das ativistas dentro da organização.  

As questões de tempo, vida pessoal, profissional e ativismo foram levantadas em dinâmicas ministradas pela também associada da RMN-PR, Michely Ribeiro. Neste primeiro momento a RMN-PR reuniu o núcleo de trabalho direto da organização para a oficina, mas o desejo é de ampliar cada vez mais o diálogo e promover mais atividades com esta temática. 

QUEM CUIDA DA ATIVISTA? 

"Quem cuida da ativista, precisa ser ela, mas precisa ser principalmente o grupo coletivo do qual ela faz parte. A gente precisa articular de maneira muito conjunta e próxima do autocuidado, do cuidado coletivo. 

A dimensão interna, quando a gente pensa a dimensão do cuidado, está em torno do autocuidado e de como cada uma das pessoas consegue estabelecer uma melhor rotina para si, uma melhor maneira para estabelecer quais são os seus limites, se ouvir principalmente e conseguir trazer isso como uma ferramenta potente para o ativismo", definiu Michely Ribeiro, associada da RMN-PR e integrante do Coletivo Feminista de Autocuidado e Cuidado Entre Defensoras de Direitos Humanos.  

O QUE É AUTOCUIDADO E CUIDADO PARA RMN-PR? 

"Estratégias que visam o equilíbrio entre a vida pessoal e a dedicação ao ativismo, construindo uma cultura de cuidado coletivo e autocuidado entre ativistas, em prol da continuidade de nossas ações, respeitando as especificidades de cada mulher negra que fortalece a organização". 

Esta definição é só a primeira de muitas reflexões que a organização pretende fazer. Os cartazes estão na sede da RMN-PR para leitura e aprendizado.  

Comentar esta Postagem